Conseguirei amar TANTO, TANTO outro filho?

Você que acompanha minha história, meu blog sabe que estou com três filhos totalmente numa escadinha de idade. Felipe prestes a fazer 6 anos, Thomas com 3 e Lucas com 1 ano e 2 meses. Todos pequenos! Uma fase tão gostosa, que apesar de muito trabalhosa, que exige grande dedicação é totalmente maravilhosa.

Divertido aqui na Alemanha é andar com todos pelas ruas, logo as pessoas param, comentam, perguntam e dizem “- Olham só! Uma escadinha!” Olho com orgulho, pois realmente jamais pensei em ter três filhos, o que sabia de verdade é que se tivesse filhos, mais de um, ambos seriam próximos de idade. No entanto, nem acho eles tão próximos assim... O que sei é que são pequenos e exigem muito de mim. Exigem tanto que no final do dia, ainda mais nesse calor que estamos tendo (melhor não espalharem e falarem alto, pois sei lá se o verão permanecerá assim) estou acabada, louca para me jogar no sofá.

Mas vale, sou muito realizada. Quando paro pra pensar nas fases que se encontram, no jeito especial de cada um, não só eu, mas marido também. Logo sorrimos e bobos falamos sobre o amor intenso que temos por cada um deles. Um amor tão especial e diferente! Nem mais, nem menos, apenas diferente de acordo com a fase, o jeito que estão, cada particularidade. 

Tem como não compartilhar? Tem como não registrar as fases de cada um deles? Talvez esse post seja mais para os pais, do que para aszamigas. Mas como adoro trocar figurinhas com vocês, aqui estou...

Temos um vínculo tão grande com cada um deles. Temos afinidades e nos identificamos com os gostos e preferências. O interessante também é o inverso, no qual nos conhecem bem. Sabem exatamente o que a mãe faz melhor, o que agrada ou quando deve pedir algo para o pai. Isso só mostra que pai e mãe por mais que tenham princípios e condutas iguais, lidam de maneiras diversas, encantando mais ou menos. Nesse aspecto, dá-lhe conversa entre o casal para que haja um senso comum. Nem sempre é tão fácil assim...

Felipe praticamente um menino, um menino que irá para a escola - primeiro ano - a partir de setembro. Ao mesmo tempo que é criança, que gosta de brincar muitas vezes de faz de conta, hora mostra para nós o quanto é crescido e capaz de compreender as necessidades dos irmãos, apresenta um vocabulário que muitas vezes nos surpreende. Atualmente muito mais interessado pelas atividades de desenho, pintura e escrita. Ama, ama de paixão assistir filmes, brincar ou passear de trem. Incrível essa preferência que continua por um longo tempo.

O que nos encanta realmente nesse menino é sua sensibilidade. É um menino tão presente e preocupado com todos os irmãos (característica de irmão mais velho). Sério, organizado e que precisa de uma rotina estabelecida por um adulto. Seu grande companheiro é o pai (ainda mais quando juntos jogam no Ipad), apesar de ter os momentos especiais ao meu lado. Ouvir histórias comigo tem sido o melhor momento do dia para nós, no qual há um aconchego e um carinho sem fim.

Total transição de brincadeira de criança e de menino crescido que irá para a escola, que passará a ter mais e mais responsabilidades. Que deixará mais ainda a ajuda do adulto de lado... Isso tem seu lado positivo, mas hora aperta o coração!



Thomas... o Momás para muitas de vocês, o Tomate, Tomatinho para algumas... esse menino é feliz! Sempre de bom humor, com o sorriso estampado no rosto. Como gosta dos irmãos, hoje eles são sua maior referência para as brincadeiras. Parece lhe dar mais e mais segurança nessa fase que se encontra. Se por um lado adora os irmãos, outra ama de paixão ser filho único. Aqui está nosso jogo de cintura... conciliar três, mas perceber que esse, do meio, requer muita, muita atenção.

Também está na transição, numa mudança no qual o desfralde o acompanha e que em breve estará no Kindergarten (Jardim da Infância). Uma fase difícil para ele, pois embora está cada vez mais independente para realizar certas coisas, também reforça que ora precisa de ajuda e muita ajuda. Quando na verdade quer apenas carinho, ficar junto, enfim, todas as disputas que já contei aqui para vocês.

O melhor e marco para nós nos dias de hoje é seu sorriso, o jeito sapeca de ser. Menino descolado, muito moleque, adora brincar no jardim descalço nos dias de calor. E o assunto preferido e marcante atualmente é construção, todos os tipos de tratores. Diversão para ele é assistir e passear para ver tratores.



Lucas, o pequeno, o caçula... total fase de descoberta, de experimentar, aventurar-se na escola e no jardim de casa. Moleque sapeca, que aprende um tanto com os irmãos, que seguro de si, dá tchau tchau ou manda beijo com a mão. Uma delícia!

Sobe escada, anda para lá e para cá, sobe na cadeira, quer brincar com a água da privada, que pega os brinquedos dos irmãos, que dorme com os pais, que adora fruta e uma das suas preferidas uva, que já diz: Mama, Papa e Auau.



Agora me diz... tem como não amar, se encantar por cada uma dessas fases? Uma adoração pelo gesto de um, pela fala do outro, pela descoberta intensa e diária. Quem disse que coração de mãe não cabe mais um? Hein?

Um grande amor, um amor diferente por cada um deles!

Um post patrocinado por uma mãe de três que acha possível sim dividir todo o amor, todo o carinho e dedicação, pois quando temos só um filho sempre há essa dúvida: Será, será que conseguirei amar tanto, tanto o meu segundo filho? Uma mãe que incentiva (sem lucros) quem quer ter mais e mais um filho. Ao mesmo tempo, que respeita e compreende todos os motivos do mundo daquela mãe, amiga, que está feliz da vida com um único filho, pois sabemos também o quanto somos realizadas :)

18

18 comentários:

Liza disse...

Que lindo post! Não vejo a hora de ver como será lá em casa quando chegar mais um! :-)

bju

Cíntia disse...

Ai Celi, eu fico aqui imaginando qdo esses meninos foram adolescentes, adultos, e lerem seus posts. Eles vao amar e você vai morrer de saudade. É lindo ver essas fotos. E a fase passa tao rápido! Precisa curtir mesmo amiga! Beijos

Unknown disse...

Super me emocionei!! Parece até que encontro vcs sempre, ao vivo e em cores, de tanto que é possível sentir todas as suas emoções!! Adorei o post! Adorei as fotos! Tudo é só amor!! E eu acredito que amor de mãe só cresce!! Acho que meus pais, por exemplo, souberam dar a mesma quantidade de amor para mim e para minha irmã, apesar de condutas diferentes já que cada uma tinha suas peculiaridades. Nunca senti predileção. Sempre foi muito amor para ambas! Então, se vier a ter um segundo filho, tenho certeza que amarei tanto quanto! Bjs bjs pra vcs!!

Dani Rabelo disse...

Áh que post lindo, amiga.... que lindo....

Imagino como deve ser especial ter três filhos - eu gostaria muito de ter três!

Tenho certeza de que o amor multiplica, de que não há divisão alguma, tudo fica maior: amor, medos, desejos, carinhos, brigas... tudo se multiplica por três, não?!

De qualquer forma, tem sempre as especificidades de cada um:
Felipe, como mais velho, toma para si a responsabilidade do bem estar da tropa (quando não inclui pai e mãe no pacote), é um lindo, que deve ser sim muito sensível e querido!
Momás, esse menino lindo da titia, deve ter a cabecinha mais confusa dos três neste exato momento, não é? Recém promovido a irmão mais velho, era o mais novo até pouco tempo atrás, era o bebê da família, o xodó. Foi alçado à alcunha de irmão mais velho (ou do meio) e ainda não eve ter caído a ficha totalmente, deve ser estranho pq ele ainda é bebê, se sente pequeno e frágil em alguns momentos, mas, em outros, é o irmão que cuida do (de fato) bebê da família, o Lucas. Ele vai se sair muito bem, já tem se saído!
Lucas, é só correr pro abraço. Terceiro filho do mesmo sexo, está tudo preparado para este menininho lindo e gordinho da titia!!!! Vai aprender tudo com muita rapidez, pois já tem os exemplos do Felipe e do Momás, é só seguir os passos e depois, com sua autonomia, construir seu caminho sozinho.

Adoro vcs!!!!

Beijos grandes, querida!

Lu Azevedo disse...

Ahhhhh, que lindo, ta transbordando de amor esse Post! E concordo com a Cintia, esses meninos vão se sentir ainda mais especiais qdo descobrirem esses posts um dia!

Eles têm sorte de ter uma mae como vc, Celi!

Carol Damasceno disse...

Ain... dá até vontade de apertar cada um deles... hehehehe
Tenho certeza que o amor tem suas particularidades, mesmo porque sinto isso com minhas meninas.... É lindo de ver e delicioso sentir...

Beijos em vocês, família linda!!!

Carol

Claudia disse...

Eu tenho duas meninas e concordo com você, amamos infinitamente cada uma. São diferentes, sim, nosso jeito de educar cada umatambém é diferente, mas como não amar?!

LOVE MAKES A FAMILY disse...

Tão lindo este post!! AMEI as fotos!!!

Há tempos não escutava esta palavra: escadinha. Nossa família era chamada assim, rsrsr...Diziam para minha mãe: " você tem uma escadinha!" Rsrsrs...E ela sempre diz:" eu tenho uma escadinha! Mas os netos estão vindo aos poucos, com uma distancia enorme entre eles. Nada de escadinha." Rsrsrsrs...

Celi disse...

Chegará logo, logo? Está grávida? Faz tempo que vc não escreve no seu blog, né? Está sumida demais! Espero que esteja tudo bem. Fiquei feliz de saber que de vez em quando passa por aqui... Um grande beijo.

Celi disse...

Sabe Cíntia que sempre penso nisso quando estou escrevendo... Qual será a reação deles? Será que gostarão de ver tudo isso? Espero que sim... Um registro tão inesquecível sobre a nossa história de vida.
Um grande beijo minha amiga. Sempre muito bom vê-la por aqui.

Celi disse...

Isso mesmo Myriam... a gente aprende, ama de uma tal maneira... é tão forte! Agora, bem que podíamos nos conhecer, né? Adoraria! Já pensou um café eu, vc e a Dani? Seria bom demais! Quem sabe logo, logo... Por enquanto tricotamos por aqui.
Beijo grande querida.

Celi disse...

Vc é uma linda! Uma amiga e tanto! Obrigada pelo carinho e presença de sempre. Como essa blogosfera nos faz bem. Fala sério Dani! rs
Beijos, beijos

Celi disse...

Eu espero isso mesmo Lu. De verdade espero que gostem... Faço tudo realmente com amor, pois além de adorar escrever, registrar cada momento, cada pensamento... faço para eles também.
Um grande beijo amiga! Agora, confesso que o post fica mais lindo ainda com essas fotos enfofuradas. Não acha? :)

Celi disse...

Ohhh minha amiga.... você voltou! bom tê-la de volta na blogosfera. Um grande beijo para vc e outro especial para suas meninas lindas.

Celi disse...

Claudia obrigada pela visita. Seja sempre bem vinda! Quanto ao seu comentário... realmente é impossível não amá-los, só diversão ao lado deles. Beijos

Celi disse...

Ahhhhh prefiro nem pensar nessa parte... deixa eu curti-los bem enquanto pequenos. Por favor, nem quero ver quando estiverem nessa fase, adolescentes, namorando.... Será que agüentarei tudo isso? rs rs rs
Um beijo grande para vcs.

Dayane disse...

É mesmo desse jeitinho. A gente ama tanto cada um com suas particularidades. Celi, as famílias alemãs são pequenas, então? Aqui as famílias são maiores e parece que o pessoal gosta assim, em escadinha. hehehe

Celi disse...

Isso mesmo Dayane. Aqui há famílias grandes, porém não é tão comum... Logo se assustam e ficam indignados com famílias que tem mais de três crianças.
Um beijo.