Comemorar! Como não?

Parece que foi ontem que estava nas últimas semanas de gravidez do Lucas querendo comemorar o aniversário do Thomas. Passou um ano e aqui estamos com um bebê engatinhando, querendo ficar em pé para mexer em tudo e com um menino crescido que completará 3 anos de idade em março.

No ano passado, comemoramos os 2 anos do Thomas em família. Convidamos apenas dois amigos vizinhos junto com a mãe. Foi muito gostoso! Algo pequeno e uma data marcada, fotografada que ficará na história desse pequeno menino.

Agora, aqui estamos de novo as vésperas de mais uma comemoração. A princípio não faria nada, apenas um bolo para nós cinco. Além do mais, apesar de ter dado tudo certo a festa do Felipe no ano passado, foi muito trabalhosa, cansativa e prometi que não faria mais nada que exigisse muito de mim. Afinal de contas, não tenho só a festa para preparar. Vocês sabem bem, não é? Também penso que as crianças não desejam muito nessa data. Nem quero que fiquem com grandes expectativas de comemorações, de que seja uma data marcada por presentes. 

Quero que fiquem felizes! Que comemorem sim, mas com a família, com pessoas queridas fazendo algo diferente no dia, seja comer um bolo ou fazer um passeio. O importante é que lembrem dessa data, de algo especial que foi feito para eles, com carinho, com um sorriso!

Mas a mãe aqui não sossega! Logo lembra das comemorações que teve na infância. Lembra o quanto foram especiais e inesquecíveis, mesmo sendo a mais simples possível. Então decidi sozinha, pois quando coloco algo na cabeça ninguém tira (assim como marido diz) que farei uma pequena festa para o Thomas. Não dá para não comemorar! Não dá para passar em branco!

Começei a viajar pensando na decoração. Sabem por que? Porque amo decorar, amo fazer coisas manuais e valorizo muito quem faz também. Thomas está na fase de porquinhos e lobo. Toda história, mesmo que não seja a tradicional dos Três porquinhos e o Lobo mau pede para ler, quer folhear as páginas. Então, pensei que seria um ótimo tema. Conversei com ele e lógico que adorou! Começou a falar que é o Lobo, que o Felipe é o porquinho, o Lucas o outro e o terceiro ora a mamãe, ora o papai.

Por coincidência olhei alguns sites e blogs de decorações de festas. Simplesmente amei e me empolguei! Juro que jamais pensei nesse tema, mas os filhos, os filhos.... ahhhh como nos surpreendem e encantam. Transformam um gosto pessoal, numa mania e constante brincadeira para toda a família.



Então, pronto! Farei algo pequeno. Uma mesa decorada com esse tema, algumas coisinhas simples e gostosas para eles comerem. Não quero inventar muito, mas o pior é que fico vendo as forminhas, os bolos, os cupcakes, os pop cakes, enfim, tudo que é possível fazer com esse tema. Inacreditável a quantidade de coisas que encontramos...

Mas falta tempo para fazer algo assim! Falta habilidade também!!!






No entanto, tenho certeza que será uma data comemorada ao lado dos irmãos e dos pais. Agora, e os amigos? Criança que fará 3 anos de idade tem amigos? Tem contato com outras crianças! Thomas, por exemplo, brinca pouco com as crianças que freqüentam o Kinderkrippe (berçário). Pouco a pouco, tem interagido mais, volta para casa e fala de uma colega ou de outro. Mas realmente são pequenos e tudo começa daqui pra frente.

Mas pensando nisso, na socialização, no tempo que esteve no Kindekrippe ao lado de alguns colegas, convidaremos os mais próximos, que Thomas realmente faz referência. Convidarei todas as mães das crianças, mesmo porque acredito que as crianças ficarão melhor ao lado das mães e também é uma forma de conversar com algumas que já tenho um certo contato.

Não serão muitas crianças, mesmo porque dificilmente fazem festas de aniversário para crianças pequenas por aqui. Costumam mesmo comemorarem em família ou no máximo levarem um bolo no Kinderkrippe (berçário). Thomas bem menino crescido está amando tudo, tudo que conto e mostro para ele.

Então, vamos lá... organizar os detalhes que faltam para a mesa, pensar no cardápio, no que as crianças farão junto com o Thomas durante o tempo que estiverem aqui em casa.

E você caso tenha alguma ideia bacana dentro desse tema para compartilhar adorarei! Estou aceitando sugestões...

Agora diga: Vale ou não comemorar o aniversário do filho? Acho tão bom.....


35

35 comentários:

Dani Cassar disse...

Celi,
A gente sempre fica pensando em nao fazer, mas e tao gostoso nem que seja so um bolinho ne?
Adorei, super original e certeza que ele vai lembrar com muito carinho e com orgulho da sua mae dedicada que voce e! Beijos em vcs

Mamãe do Otávio disse...

Celi, Otávio faz aniversário dia 1° de Março, a festa vai ser no dia 03! Decidi a uma semana atrás que faria festa! Estou numa corrida contra o tempo. mas vai dar tudo certo!
Fiquei encantada com as coisinhas do tema que vocês escolheram!
Comemorar a vida é muito necessário, afinal, se não comemorarmos a vida, vamos comemorar o que? não é mesmo?
beijão!!!

Sofia disse...

olá Celi,

Esse tema é muito fofo mesmo, tanta coisa linda que já encontraste. Adorei o bolo com os porquinhos mergulhados eheh

Realmente por aqui não festejam muito com as crianças pequenas mas com com 3 anos já é um rapazinho é ele vai adorar certamente :) e nós mamãs também adoramos arranjar tudo bonitinho não é verdade? :)

Bruna Egger disse...

Oi, Celi!
Comemorar, festejar, marcar a data... Sinto falta disso aqui também... Penso quase todo dia nisso... No Brasil, parece que as pessoas tem a necessidade de compartilhar esses momentos importantes com o amigos queridos e parentes. Aqui já não é assim... Já vi de tudo um pouco... Mães que deixam as crianças "brincando sozinhas" e ficam batendo papo, pais que organizam algumas brincadeiras, mas isso só acontece quando as crianças já estão no Kindergarten, ou seja, lá pelo 4o aniversário...
Dizem que os bebês e as crianças pequenas nem sabem do que se trata, não aproveitam, nem vale a pena...
Eu sou de outra opinião... Acredito que os bebês, mesmo os de um dia de vida aqui fora, sentem quando alguém faz algo com muito carinho para eles. Eu sou totalmente a favor, também, da interação entre bebês - da maneira deles.
Além disso, há os sentimentos dos próprios pais: quer alegria maior que a de poder comemorar um ano de vida do ser mais importante para nós? !!!
E nós, que temos essa necessidade de comemorar e compartilhar nossa felicidade, mas que moramos onde as pessoas não pensam assim, temos que dar o nosso jeitinho: uma pequena decoração, alguns amigos, os parentes que estão aqui. Não dá para ser muito, até porque fazemos tudo sozinhas... Aqui não há equipes especializadas em festas de crianças como no Brasil.
Dá um trabalhão? Dá. Mas assim garantimos os nossos princípios !!!
Bjo

A Dona do LAr disse...

Acho que vc está certíssima. Vale muito comemorar com festa sim. Nada exagerado, mas com esse seu jeitinho de mãe caprichosa que sabemos bem que vc é. Tenho certeza que vai ser lindo. E o menos é sempre mais. Gostaria eu de ter feito algum aniversário do Felipe com esse tema, ele era vidrado nos três porquinhos. O Bolo dos porquinhos tomando banho na lama é demais. O do Felipe foi estilo esse com confetes por cima. Todo mundo adorou! bjo grande e esperamos fotos

Sissi disse...

Que legal, hoje recebi pelo correio um cartao da minha irma e o meu sobrinho de 4 aninhos escreveu o próprio nome, é incrível com oeles crescem rápido. Boas festas e feliz aniversario pro seu lindinho

Dani Rabelo disse...

Ai Celi, como vc me inveja mulher!!!

Vc é uma mãe nota mil!!!!!!!!!!!!!

Nossa, que disposição, quanto amor, quanto carinho, dedicação.... se eles soubessem uma fração do tempo que "gastamos" pensando neles e providenciando tudo para a vidinha deles....

Que fofa, amei o tema, acho lindo! E nunca escondi que o Momás é o meu xodó! É o meu querido!!!! Acho que tem que comemorar, sim. E, entenda, comemorar implica em se cansar, desgastar, GASTAR, inventar, se irritar.... mas também implica em amar muito, dar mto carinho, tirar fotos e, especialmente, colocar muita energia positiva em uma festa feita por vc para um filho tão lindo!

Tudo lindo demais, quero ver o que vc vai fazer!!! =)

(não te chamei no ft pq fiquei no fim de semana inteiro na minha mãe, que não tem wifi e a minha internet do celular é um lixo!!! e à noite, qdo estava em casa no sábado e no domingo, era mto tarde para te chamar.... vou tentar durante a semana mais cedo, tá?)

Beijos grandes, amiga querida!!!!

Rumo a OUTUBRO!!!!
=)

Unknown disse...

Adorei a ideia!!! Vai ficar muito bacana! Eu entendo a sua coceirinha em querer comemorar. Eu também havia me prometido não fazer festa nos dois anos do Dan porque a de 1 ano foi um gasto só, mas, não resisti e acabei fazendo uma festinha em casa mesmo, mas, com tema, bolo, docinhos e essas coisinha deliciosas que toda festa de criança tem. Ele ficou radiante e claro, eu também! Então, comemore mesmo, que essa vida é uma só e há que ser bem aproveitada!! O importante não é o tamanho da festa mas sim todo o amor que é dedicado para que ela aconteça! Beijos!

Lu Azevedo disse...

Celi querida!!!

Quantos planos, que energia boa!!! Essa festa vai ser muito linda, tenho certeza! Ainda mais que é um tema que ele conhece, se empolga e tem associação. Eu nunca fiz festa temática pro Nic e no aniversario de 4 anos comemoramos na escolinha com os coleguinhas dele. Pro de 5 anos já quero sim fazer uma festa. Agora ele tem amiguinhos e já fala dos seus preferidos, então vou planejar. Assim como o Thomas, ele tem fascinação pelas historias com o lobo mau também. Acho uma ótima a dos três porquinhos!

(a gente não conversou, mas se precisar das imagens dos porquinhos separadas e até fazendo carinha de felizes, pode me falar, tá? a gente conversa melhor por email)

Beijos!!!!

Lu

Anônimo disse...

Celi vc esta de parabéns como Htomas esta lindo, da vonta de morder este porquinho.bjs

Trícia Ferreira. disse...

Nossa! Adorei o tema e as ideias!!! Super diferente.

E não tem como não comemoramos o aniversário dos nossos filhos, por mais que seja só um 'bolinho' a gente acaba fazendo.

Bjinhos!

Gabriela Grossi disse...

Adorei o tema, Celi! Vai ser uma festa e tanto. Ainda mais com a sua disposição, carinho e habilidade para preparar tudo!

Beijos

Juliana Tassi Borges Zenaide- Contos de Mãe disse...

Eita que delícia!!!
Vale muito a pena comemorar, só nós sabemos a alegria que eles ficam e nós também, né?
E o tema é muito legal, vai!!
Um beijo

Ilana disse...

Celi, tem mais é que comemorar mesmo! Mesmo que seja pequeno, só em família, eles amam e nessa idade já entendem.
No aniversário do Rapha de 3 anos eu estava de 37 semanas e quis fazer uma festinha pra ele. Contratei uma empresa, já que não tinha condição de fazer absolutamente nada sozinha, chamei a família próxima e os amiguinhos da escola (com os pais, que eles são pequenos!). Ele amou! Entendeu tudo e ficou super feliz com cada amigo que chegava. Deu gosto ver a alegria dele.
Adorei o tema de Lobo Mau! Amo coisinhas assim diferentes, saindo do comercial que a gente vê tanto por aí.
Querida, saudades daqui e de vc!
Beijo grande

Unknown disse...

Claro que vale comemorar!

Adorei esse tema! Nunca tinha visto e o Thomas de lobinho ficaria lindo, rs.

Quanta coisa legal pra fazer. Acho que só arregaçar as mangas.

Bj!

Bruna Dalfré disse...

Adorei o tema, vai encontrar muitas idéias na internet!!!Com o seu pouco tempo, o menos é mais e a simplicidade é o que prevalece!
Coloque as fotos depois para vermos suas criações!!
Beijos !

Unknown disse...

as mães... essas criaturas adoráveis que dão nó em pingo d'água!

olha pra mim só aquele bolo com os porquinhos mergulhados no chocolates já é a festa!

faz o básico com firulas, ele vai ficar feliz e vc tb! Beijos!!

Celi disse...

Tenho tantas lembranças boas dessa data que realmente não consigo pensar em não fazer nada!
Beijos Dani

Celi disse...

Nem fale Tamires...
Precisamos mesmo comemorar!!!! Agora, porque estamos sempre correndo com o tempo!??????
Que bacana que fará aniversário em março. Quero saber de tudo!
Beijos

Celi disse...

Nem fale Sofia! Também amei esse bolo e gostaria muito de fazer um parecido! Será que consigo? hahaha
Beijos

Celi disse...

Isso mesmo Bruna. Estamos juntas nessa... Também sou super a favor.É uma data tão importante e acontece somente uma vez no ano, não é mesmo?
Acho que vale todo o trabalho! A alegria é tão grande por parte das crianças.
Quero só ver a festa da Julia.
Beijos querida amiga

Celi disse...

Quero mesmo Francine fazer algo simples e bonitinho para ele! Nem imagina como está empolgado com os três porquinhos e principalmente com o lobo....
beijos

Celi disse...

Obrigada Sissi! Obrigada pela visita..

Celi disse...

Rumo a outubro!!!!
Ahhhh Dani obrigada pelo carinho amiga...
A verdade é que amamos tanto que tiramos fôlego e tempo sei lá de onde... queremos o melhor para eles e comemorar essa data é tão especial para nós...
Beijos

Celi disse...

Isso mesmo Myriam... as crianças não precisam de muito para ficarem felizes!!!! Beijos

Celi disse...

As crianças se encantam cada hora por um tema. Thomas está curtindo tanto ser o Lobo mau, brincar, folhear o livro, a leitura, o DVD...
Temos que aproveitar! Marca a fase e a preferência no momento. Faça mesmo uma festa para o Nic. Tenho certeza que a parte criativa não faltará... Beijos amiga!

Celi disse...

Apesar de toda sapequice dá mesmo vontade de morder... beijar muito!

Celi disse...

Verdade Tricia... tenho sempre que fazer algo. Adoro!!!!
Beijos e obrigada pela visita. Seja bem vinda.

Celi disse...

Espero mesmo, apesar do trabalho que dá... Beijos Gabi

Celi disse...

Isso mesmo Ju!!!! Não tem como não comemorar..... Beijos

Celi disse...

Tenho certeza que o Thomas ficará super feliz! Está tão apaixonado por esse tema que vale a comemoração e o registro especial...
Beijos querida.

Celi disse...

Também nunca havia pensado em fazer uma festa com esse tema. Mas acredito que ficará bacana!
beijos

Celi disse...

Pode deixar Bruna que com certeza compartilharei tudo que fizer...
Beijos

Celi disse...

A verdade é que adoramos inventar... rs rs rs
Ana também amei o bolo com os porquinhos mergulhados. Acredita que achei os porquinhos aqui na Alemanha. Eles são de marzipan. Acho que dará certo!
Beijos querida.

Gi disse...

Oi Celi, desculpe-me entrar aquidescobri seu blog ontem por acaso, qdo estava prrocurando ideas de aniversario para a festinha de 2 anos do meu filho Gustavo cujo tema será Thomas e seus amigos. Coincidência q tbem moro na Alemanha em Berlin, me identifiquei bastante com suas vivências por aqui. Achei lindo o bolo, se nao for abusar e pedir demais, vc me passaria a receita dele? Um grande beijo para vc e seus meninos lindos