Recentemente a querida Mari escreveu um post sobre o
Desafio da lancheira e, em seguida, a querida Ivana escreveu
Nada de fruta... como faz? Temas interessantes e que despertaram uma vontade imensa de escrever sobre os lanches das crianças alemãs; além de compartilhar os hábitos dos meus filhos e minhas preocupações quando se trata de uma alimentação saudável.
Quando trabalhava no Brasil como professora lembro de observar atentamente as lancheiras dos alunos e comentar com parceiras de trabalho sobre a falta de diversidade dos alimentos no lanche e hábitos das crianças. Meus questionamentos: Como podia a mesma criança sempre levar um lanche igual? Como muitas crianças levavam lanches pouco saudáveis? A questão da repetição e da pouca variedade sempre me incomodaram.
Então, que agora como mãe me coloco nas mesmas condições. Aquela velha história de cuspir pra cima e cair um dia na testa. Pois bem, hoje observo que meus filhos fazem a mesma coisa. Gostam dos mesmos alimentos, que dificilmente aceitam algo diferente e sugerido por nós. Principalmente Felipe que vai para o Kindergarten (Jardim da Infância) gosta que repetimos o que colocamos quase todos os dias. No caso do Thomas, o berçário oferece o lanche, mas mesmo assim temos notícias que cisma em não experimentar, comer determinada fruta.
Para o Felipe geralmente preparamos algo saudável, já que a escola orienta os pais a não mandarem doces. E posso dizer, as professoras realmente inibem os pais e conversam com as crianças pedindo para que não levem pães com nutella, bolos e bolachas. Elas vetam mesmo! Acho que estão certas, pois terão outros momentos para experimentarem ou até mesmo quando crescerem, no qual poderão escolher e terem suas próprias opções de alimentos.
Felipe lida com isso de maneira muito tranqüila. Simplesmente diz: “- Na escola não pode levar isso referindo-se, por exemplo, aos bolos caseiros”. Confesso que não é sempre, mas quando faço um bolo de cenoura ou outro qualquer, coloco num dia da semana e explico para ele que não é sempre que fará isso, que a intenção é não exagerarem e comerem demais.
Seguindo essa linha, bolo caseiro é o único que entra no cardápio do lanche. Isso não quer dizer que de vez em quando não coma bolacha, bala e outros doces. Felipe conheceu doce muito tarde, então, por exemplo, dificilmente pede por chocolate, bolacha ou bolo. Come muito pouco e se contenta com um quadradinho de chocolate. Parece que ainda é fácil colocar limite para isso.
Quanto ao lanche sempre oferecemos diversas frutas, legumes, pães, frios, cereais e iogurtes. Geralmente escolhe sempre as mesmas coisas: pão integral ou branco com um pouco de manteiga, queijo, gelbwurst ou presunto magro. Às vezes, opta por passas, outras vezes por pepino, cenoura ou paprika (pimentão). Quanto a bebida, geralmente não leva, pois oferecem água e chá na hora do lanche.
Opções de lanches freqüentes das crianças alemães:
- Pães variados, desde o famoso Bretzen até pães integrais. Aqui na Alemanha há uma diversidade enorme de tipos de pães. Qualquer dia compartilho com vocês.
- Frios (gelbwurst, salami, presunto, mortadela e outros).
- Queijos (mussarela, Kiri (espécie de polenguinho), Gouda).
- Pimentão, cenoura, pepino, tomate cereja.
- Iogurtes (também há uma variedade imensa e com diversos pedaços de frutas).
- Frutas (maçãs, pêras, bananas, uvas). Há outras também, mas geralmente optam pelas mais práticas e que não estragam. Também pelas frutas das épocas, já que não encontramos todos os tipos de frutas o ano inteiro.
- A escola oferece todos os dias chá e água.
- Algo interessante é que toda quarta-feira é o dia do Musli. A escola deixa a disposição das crianças Cornflakes, diferentes cereais, coco, sementes de girassol, passas, nozes e leite. A idéia é que as crianças possam se servir, desfrutar dessa variedade para montarem seu próprio lanche. Felipe sempre conta para nós que comeu Musli.
- Outro importante acontecimento são os lanches coletivos propostos durante o ano, no qual a escola elabora a lista de alimentos, solicitando que os pais escolham para as crianças levarem no dia. E dentro dessa lista, alimentos saudáveis. Algo diferente de propor um lanche coletivo deixando totalmente aberta as opções para a escolha das famílias.
Apesar de vermos a escola como parceira, também temos um desafio diário para preparar a lancheira do Felipe. Frutas, por exemplo, dificilmente colocamos pois costumam voltar pela metade. Então, o que fazemos é incentivá-lo a comer conosco. Então, toda tarde, quando voltam da escola preparo uma, duas ou até três opções de fruta num prato. Tivemos uma fase que Felipe comia todos os tipos de frutas, quando era pequeno... bem pequeno. Depois passamos por um tempo no qual não queria saber de fruta e, agora, parece que está voltando o apetite, o interesse em experimentar e comer as diversas que oferecemos e compramos de acordo com a estação do ano.
O que consideramos importante? Sempre, sempre oferecer. Fazer com freqüência salada, legumes, verduras e colocarmos frutas à disposição. Os modelos são os pais, não é mesmo? Então, vale olharem para nós enquanto comemos, vale a insistência, pois acredito que haja também fases nas quais as crianças comam mais e outras menos. Assim espero....
Não vale desistirmos e partirmos para o que é mais prático.
Então, o desafio continua para todas nós e aqui muito mais para as verduras e legumes.